PAI JUNIOR DE OYÁ – UMA VIDA QUE SE CONFUNDE COM A RELIGIOSIDADE
Pai Junior de Oyá tem dedicado toda sua vida em prol da religião. Oriundo de uma extensa linhagem no africanismo teve como Tataravô de santo Romário de Oxalá, como Bisavô de santo Eliseu de Ogum, como Avô de santo Pai Jorge de Ogum, e, sendo iniciado por sua avó carnal e Mãe de santo Zilá de Yansã Niqué aos três meses de vida, quando ocorreu o assentamento do Orumalé.
Aos sete anos o então menino Junior já estava bastante adaptado à intensa rotina do Ylê movendo-se com desenvoltura entre os yaôs mais experientes. Participava ativamente dos trabalhos na cozinha mostrando aptidão natural para a confecção dos alimentos dos orixás e dos ebós.
A ordenação sacerdotal se deu em 1995, aos 14 anos, na cidade de Uruguaiana, momento que marca o recebimento do axé de obé e yfás.
Logo depois foi diagnosticado com uma grave lesão no fêmur e alta probabilidade da perda do movimento das pernas. Diante do descrédito generalizado dos médicos quanto ao sucesso de uma eventual cirurgia teve início então uma árdua batalha que culminou com sua vinda para Porto Alegre onde passou por procedimento operatório de alta complexidade na antiga Santa Casa.
Foi quando na noite anterior ao procedimento cirúrgico MãeYansã Oyá lhe veio num sonho e disse a ele que desde que reafirmasse sua fé sairia caminhando do hospital. E foi o que aconteceu.
Depois de sua plena recuperação Pai Junior fixou residência em Porto Alegre onde manteve um Ylê na Lomba do Pinheiro. A partir de 2003 transferiu-se para Viamão onde hoje está situado o Ylê Axé D’Oyá Boniqué e Xangô Oduluã.
Um comentário:
amei essa carreira de vida dele bah uma grande pessoa mesmo adoro ele
Postar um comentário