radio negritude\baixe o aplicativo acima e curta radio em seu Smartfones

radio negritude\baixe o aplicativo acima e curta radio em seu Smartfones
radio negritude\baixe o aplicativo acima\uma opção inteligente black na internet\baixe o aplicativo e curta radio em seu Smartfones

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Yalorixá Fabíola de Ogum Adiolá





MINHA INICIAÇÃO

          Yalorixá Fabíola d’Ogum


A minha iniciação aconteceu já desde o ventre de minha mãe aos 6 meses de idade com a primeira obrigação de segurança de ventre. Isto se deve a que por ocasião do nascimento poderia eu não sobreviver ou ficar viva por apenas alguns meses. Desde o inicio estes compromissos religiosos foram feitos sobre a mão arguta e competente da grande yalorixá Nicola de Xango, ou mais comumente conhecida como vó Nicola, uma das mais expressivas yalorixás da comunidade africanista de Oyó puro.
Após o nascimento fiz reiteradas vezes a obrigação de aribibó, ou seja, uma obrigação com pombos para a melhora das  sucessivas crises de asma que já vinham acontecendo desde a gestação em razão do cordão umbilical estar sufocando-me. À medida que os aribibós foram feitos a cada 3 meses de idade tornou-se insustentável a continuidade dos mesmos devido a agressividade das crises asmáticas, razão pela qual aos 3 anos de idade foi feito meu primeiro obori para o meu pai Ogum. Em continuidade a este ritual após o falecimento de mãe Nicola sucedeu-se na realização e continuidade dos mesmos minha avó carnal, mãe Sueli de Obá também filha de vó Nicola. Isto em 1975. Desde então a cada ano tenho realizado esta obrigação religiosa até o momento em que para a continuidade do axé e perpetuação do Ilê Asè Ti Obá Fumí sob a regência da Yalorixá Sueli de Obá foram exigidos os preceitos de apronte das 2 únicas filhas do ilê sendo eu uma delas. No ano de 2006 foram realizados todos os ordenamentos religiosos da nação de Oyó em meu apronte ficando então responsável pela casa de Obá.  

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola irma de fe estou pesquisando sobre Ogum Adiola uns dizem que esse ogum e como os outros oguns que come churrasco unica diferenca e a cangica branca e amarela que vai por motivo dos praias e sua historia e a mesma dos demais oguns.Ja os babas orixas mais antigos que tive contato dizem que e um ogum diferenciado vaidozo e abil horas vive nas matas com oxossi(Ode) horas nas aguas com iemanja e oxum nao come churrasco so marreco possui 8 cobras etc oque vc pode me ajudar.