radio negritude\baixe o aplicativo acima e curta radio em seu Smartfones

radio negritude\baixe o aplicativo acima e curta radio em seu Smartfones
radio negritude\baixe o aplicativo acima\uma opção inteligente black na internet\baixe o aplicativo e curta radio em seu Smartfones

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Jeferson de Bará



Trajetória
Comecei minha trajetória religiosa aos 15 anos em 1994, quando aceitei o convite de minha prima para nós irmos numa sessão de umbanda na casa do pai dela, meu tio, freqüentava, chegando lá por surpresa minha comecei a sentir o fluído de um caboclo, que não demorou muito para  se manifestar, e aos 15 anos  me incorporei com o pai Ogum Rompe Mato.
Quando desencorporei, o guia chefe da casa que era o Caboclo Oxossi, disse que eu teria que procurar uma casa e seguir na Umbanda. E no mesmo ano minha mãe carnal encontrou uma antiga amiga que era Ialorixá e contou meu caso e ela pediu que eu a procura-se, e eu a procurei, e acabei fazendo obrigação para o meu orixá Bará no mesmo ano.
Fui iniciado na nação pela Yalorixá Iara de Oxum da cidade de Viamão, com ela fiz obrigação de bori de quatro pés, mas fiquei pouco em sua casa não chegando a 1 ano.
Em 1995 vou para casa da Yalorixá Beronice de Oxum Pandá, em Porto Alegre na bom Jesus, que me apronto e me deu meus axés de Obé e ifá, em 23 de maio de 1996 aos 17 anos, permaneci na casa dela por 9 anos.
Em 04 de dezembro de 2002 levei meus orixás para casa e inaugurei meu  terreiro, e fui para mão de Jorge Verardi de Xangô onde permaneço até hoje.

ORAÇÃO DO BARÁ
Quando as nuvens negras no teu caminho
se atravessar, saibas que estou presente
para todo mal levar.
nas horas abertas me chamas para teus
caminhos não minguar.
Levanta, levanta filho não deixa as lanças
te pisar, quem na terra pisa firme, o cavalo
não vai tombar.
As rédeas lhe foram dadas, agora em diante
podes tocar a luta no dia e na noite, para
não te embussalarem.
A corrente do bem e do mal sempre existira
na terra; mas se fores forte e malicioso a
liberdade terás.
Quando estiveres aflito saiba o punhal usar,
para na terra lhe auxiliar sempre lhe livrando
das pessoas traiçoeiras.
Em baixo do teu pé esquerdo teus inimigos ao
de ficar, se tu estiveres amarrado eu te
desamarro, se estiveres trancado eu lhe destranco,
se estiveres acorrentado eu desacorrento com
com são Pedro e são Paulo.

Um comentário:

Blog do Marlon disse...

Só quem conhece mesmo e afundo sabe a magnitude desta pessoa que é hoje conhecido como pai Jefferson de Bará, e eu sou uma destas pessoas, meu primo-irmão e pai de santo, devo a ele todo o conhecimento que tenho hoje dentro da religião, dentre muitas idas e vindas, hoje sei separar o certo do errado, graças aos seus conhelhos e ensinamentos.